Benefícios da Massagem Redutora

 

 

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS E OS SEGREDOS DA MASSAGEM REDUTORA

Que a massagem é uma prática extremamente relaxante todo mundo sabe. Mas o que nem todos sabem, é que a massagem é uma das mais antigas formas de terapia da humanidade e que seus benefícios vão muito além de proporcionar sensação de bem-estar e reduzir a tensão muscular. Além de não conter nenhuma contra indicação, quando feita corretamente, a massagem pode ajudar a eliminar uma série de problemas, servindo, inclusive, como alternativa para o uso de medicamentos.

 

O uso da massagem como prática clínica existe desde a antiguidade e vêm sendo pregada por diferentes culturas ao longo dos anos. No Oriente, por exemplo, foram encontrados diversos registros do uso das técnicas de massagem em murais, túmulos e cerâmicas, através de desenhos e pinturas, datados de mais de 5.000 anos.

Já, no Ocidente, a prática de friccionar as mãos humanas na pele era totalmente valorizada pelos gregos, os quais acreditaram que o procedimento preparava a musculatura dos atletas e limpava os membros de matérias supérfluas e fluídos após a prática de atividades físicas. E de fato, o é!

 

O grande diferencial, é que a massagem pode ser realizada em diferentes partes do corpo, atuando nos músculos, tendões, ligamentos, articulações e, até mesmo, no equilíbrio dos líquidos corporais. Desse modo, a massagem auxilia na mobilidade, elasticidade e controle de determinadas dores corporais, além de aliviar traumas físicos, estresse psicológico, tensão nervosa e melhorar a circulação sanguínea e linfática.

 

Como isso é possível? Pesquisadores da Universidade de McMaster, no Canadá, trouxeram a público o que parece ser a primeira explicação científica a nível celular para os efeitos da massagem. Para isso, os pesquisadores coletaram amostras de tecido dos quadríceps (músculo anterior da coxa) de jovens, antes e depois de serem submetidos a exercícios extenuantes, sendo que apenas uma das pernas recebeu massagem após o treino.

 

Primeiramente, eles constataram o que já se sabia: depois dos exercícios físicos, as células apresentam evidências de inflamação e sinais de reparo dos danos provocados pela contração muscular. A grande surpresa veio quando foram analisadas as células do tecido massageado: elas tinham 30% a mais de genes reparadores envolvidos na síntese de energia, bem como 300% menos de proteínas que ‘ligam’ genes envolvidos no processo de inflamação.

 

Em resumo: os genes que reparam o tecido estavam ligados enquanto que os genes inflamatórios estavam desligados. Incrível, não?!

 

QUAIS OS TIPOS DE MASSAGEM QUE EXISTE?

Tradicionalmente, a massagem se divide em, basicamente, duas categorias: as massagens energéticas e as massagens fisiológicas. As primeiras buscam a reorientação da energia vital, conhecida também como “chi”, e as segundas buscam a desintoxicação do organismo através da eliminação do ácido lático das fibras musculares, além de auxiliar o retorno do sistema venoso. Contudo, hoje em dia, existem massagens aplicadas para praticamente todos os fins, desde massagens para bebês, idosos, pets e até massagens estéticas.

 

Isso mesmo, massagens estéticas!

 

Para manter o corpo saudável e com boa aparência é importante que se faça uma dieta equilibrada e se pratique alguma atividade física regularmente, porém, existem diferentes técnicas de massagem que ajudam a perder medidas, definir o contorno do corpo e, sobretudo, ter saúde. É o caso da massagem redutora!

 

O QUE É A MASSAGEM REDUTORA?

Mais do que simples movimentos aleatórios, a massagem redutora é uma técnica que exige conhecimento. Ela envolve um conjunto de movimentos de deslizamento e amassamento profundos, seguindo um ritmo acelerado, que devem ser aplicados em uma região específica a partir de diferentes termos de qualidade (pressão e direção) e quantidade (frequência e tratamento) para que se obtenha o efeito desejado.

 

Esse processo favorece a quebra das células de gordura localizada, atingindo as camadas mais internas do tecido adiposo como, por exemplo, a barriga, braços, interno de coxa e cintura. Desse modo, a massagem redutora eliminada a gordura através da corrente sanguínea junto com outras impurezas do organismo, promovendo a redução da celulite, a redução de medidas e a desintoxicação do corpo.

 

Além de mobilizar a gordura, o constante movimento das mãos sobre a pele permite, também, que o corpo vá adotando a forma desenhada pelas massagens. Por esta razão as massagens redutoras são capazes de perder cintura e distribuir a gordura uniformemente, além de promover a tonificação muscular e melhorar a flacidez da pele.

 

Para potencializar ainda mais o efeito da massagem redutora, o profissional também pode utilizar acessórios para realizar as manobras, assim como diferentes produtos a base de cafeína e óleos vegetais que, além de ajudarem a circulação sanguínea e oxigenação celular, promovem a nutrição e hidratação da pele, devolvendo a ela um aspecto brilhante e saudável.

 

QUAIS AS INDICAÇÕES E CONTRA INDICAÇÕES DA MASSAGEM REDUTORA?

Tirando os seus efeitos benéficos para a saúde, a massagem redutora não agride a pele, causa alergias ou qualquer tipo de irritação e, portanto, a pessoa pode continuar normalmente com a sua rotina depois de cada sessão de massagem. No entanto, por tratar-se de movimentos intensos e repetitivos, a massagem reguladora é contra indicada para gestantes, portadores de marca-passo, pacientes com trombose e fraturas ósseas.

 

RESULTADOS DA MASSAGEM REDUTORA

Embora os resultados da massagem redutora sejam bastante positivos, eles não são vistos da noite para o dia. Por isso, é muito importante que você tenha dedicação e paciência para seguir o tratamento. As primeiras diferenças poderão ser notadas a partir da terceira sessão do procedimento.

 

Vale a pena lembrar que a massagem redutora é apenas um coadjuvante no processo de perda de peso. Pensando nisso, nós listamos algumas dicas poderosas que vão te ajudar a manter o equilíbrio e conquistar o seu objetivo:

 

Beba bastante água. O consumo de líquido mantém o constante fluxo de secreções e fluídos do corpo, mantendo a atividade das células corporais, além de controlar o pH do sangue e da urina, auxiliando no controle da pressão arterial e eliminação de impurezas;

 

Pratique esportes. Basta pequenas caminhadas, andar de bicicleta ou fazer natação;

 

Durma 8 horas por dia. Mais de uma noite de insônia ou mal dormida pode afetar seriamente o seu sistema imunológico e desregular o seu metabolismo;

 

Mantenha uma dieta balanceada. Uma alimentação equilibrada deve incluir a ingestão de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais nas proporções certas;

 

Opte sempre pelos integrais. Uma vez que as fibras presentes nos alimentos integrais não são digeridas pelo organismo, elas chegam intactas ao intestino onde se ligam a outros nutrientes, como moléculas de colesterol e glicose, além de toxinas e metais pesados, garantindo que todas essas substâncias serão 100% eliminadas através das fezes.

 

Gostaria de agendar uma avaliação gratuita?
Enviar mensagem no Whatsapp